Michel Teló
Michel começou cedo. Aos 6 anos, em 1987, se apresentou pela primeira vez, na escola, levando uma de Roberto e Erasmo Carlos. Os pais viram ali a chama acender, e aos 10 ganhou um acordeão na Campo Grande (MS) onde morava (nasceu em Medianeira, no Paraná, em 1981).
Dois anos depois, foram os amigos dos pais e vizinhos que o estimularam a criar o grupo Guri. Nessa época, Michel estudou piano, acordeão e violão. E em quatro anos estava como frontman do Grupo Tradição, onde gastou sola de sapatos e unhas no violão se apresentando em bailes, onde desenvolveu seu termômetro pop e seu feeling para o que tem potencial de sucesso.
Ficou 11 anos no grupo, e saiu de forma muito amigável para seguir carreira com seu próprio nome. No ano seguinte, em 2009, lançou o primeiro trabalho-solo, “Balada Sertaneja”, de onde saíram os hits “Ei, Psiu! Beijo, me Liga” e “Amanhã Sei Lá”.
Mais um ano e lança “Michel Teló Ao Vivo”, onde ampliou o alcance de seus sucessos sertanejos com pegada pop, rock, dançante. Então veio 2011 e tudo foi elevado à décima potência, para Michel, para a música brasileira.
Na metade do ano sai o trabalho “Michel na Balada”. A primeira música e single é “Ai Se Eu te Pego”. Basta dizer que em um ano foram vendidas 16 milhões de cópias do single e, desde então, o videoclipe oficial da música é assistido por quase sete dígitos de pessoas por dia (cerca de 800 mil visualizações diariamente. Só do clipe oficial. Só no Youtube).
A música foi primeiro lugar em…. (pode preencher o país que quiser, e será difícil errar). Alcançou o topo da parada em Israel, Itália, Austria, Bélgica, Bulgária, França, República Tcheca, Alemanha, Holanda, Espanha, na América Latina inteira, e por aí vai.
Fez 240 shows em 2011. Outros 220 em 2012, quatro indicações ao Grammy, sete indicações ao prêmio Billboard, e foi o primeiro brasileiro a entrar no top 100 da Billboard desde Sergio Mendes, que o fez nos anos 1960.
Mesmo assim, diante do retumbante estouro de “Ai Se Eu te Pego”, o disco ainda traz muitos hits do cantor, como “Humilde Residência” e “Eu Te Amo e Open Bar”.
Neste 2013, Teló lança seu trabalho que dá sequência ao desbravamento mundial do sertanejo – “Na Balada – Sunset”, com apresentações em praias.